Espaço Comunidade
Objectivo Geral: Apoio Social à comunidade em geral População Alvo: Famílias, indivíduos isolados que apresentam necessidades económicas, sociais e humanas População Apoiada: 195 adultos e 44 crianças Técnica Voluntária: Licenciada em Serviço Social. Técnica Voluntária: Administrativa |
Neste espaço, procura responder-se às necessidades económicas, sociais, psicológicas e de formação das famílias da freguesia sinalizadas pela comunidade e Junta de Freguesia. A cooperativa em parceria com o banco alimentar da cidade distribui alimentos às famílias necessitadas, bem como roupa e brinquedos. Em colaboração com o Gip (Gabinete de Inserção profissional) procura integrar profissionalmente os jovens que solicitam ajuda em resultado das dificuldades financeiras que vivem.
Este espaço preocupa-se também em promover o envolvimento e a participação das famílias/comunidade no processo educativo através da organização de actividades em família, em horário pós-laboral e aos fins-de-semana, de acordo com a disponibilidade dos pais de cada criança.
As iniciativas desenvolvidas prendem-se com terapias de grupo desenvolvidas para crianças e para os pais, formação para pais, e actividades familiares realizadas uma vez por mês.
Quinzenalmente são organizados grupos de terapia por duas psicólogas com crianças e pais de acordo com as problemáticas apresentadas. São desenvolvidos, no momento, dois grupos terapêuticos com crianças cuja problemática é o divórcio dos pais. Os grupos são constituídos por 5 crianças e 7 crianças respectivamente. É também desenvolvido um grupo terapêutico com as mães que experienciaram um divórcio recentemente. Este grupo é constituído por 9 mães e reúne-se quinzenalmente com a psicóloga.
No que se refere às acções de formação, foram promovidas até à data, 4 acções de formação intituladas Competências Parentais e Competências Parentais 1, 2 e 3.
Na primeira acção tivemos a participação de 15 pais e teve a duração de 5 horas, as restantes contaram com a presença de 18 pais cada uma e a duração de cada acção foi de 5 horas.
No que se refere às actividades familiares, foram realizadas 5 sessões aos sábados de manhã e contamos com uma participação média de 6 crianças e 4 a 5 pais por sessão. Estas sessões têm por objectivo promover a expressão e estimulação das crianças nos domínios motores, dramáticos, musicais, plásticos, culturais e educacionais com o propósito de desenvolver as diversas competências individuais de cada criança.
A particularidade destas actividades familiares é que algumas delas são realizadas pelos avós do “Espaço Nós e os Avós” e por pais que se voluntariam, naturalmente orientadas por uma técnica Psicóloga da cooperativa. São também desenvolvidas oficinas na Horta Biológica no âmbito do Espaço Natureza, que adiante descreveremos com mais pormenor.