Espaço Família
Objectivo Geral: Apoio às vitimas de violência doméstica do concelho População Alvo: Vitimas de violência doméstica População Apoiada: 42 mulheres e 18 crianças Coordenação: Licenciada em Psicologia Técnica: Administrativa |
É um espaço de apoio às Vitimas de Violência doméstica que conta com apoio social, jurídico e psicológico às vítimas da Cidade e Concelho. O apoio social é garantido por uma administrativa e uma psicóloga, quer no momento de intervenção em crise quer numa fase posterior em que as necessidades se prendem mais com o apoio jurídico, procura de casa e emprego com vista a assegurar a independência e autonomia das mesmas. O apoio jurídico é assegurado por um advogado que ofereceu os seus préstimos quando tomou conhecimento do trabalho que era realizado pela cooperativa. O apoio social às vítimas que procuram este espaço prende-se com alimentação nas situações de crise, encaminhamento para casas abrigo, procura de emprego e de habitação, no apoio à nova integração da vítima na sociedade e finalmente apoio psicológico às vítimas que ultrapassaram os momentos de crise mas que mantém as dificuldades em lidar com a situação.
Este espaço desenvolve ainda acções de sensibilização, em parceria com a Comissão de Protecção a Crianças e Jovens, Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Instituto Drogas e Dependências.
Até à data, a cooperativa apoiou 55 vítimas de violência doméstica, todas elas do género feminino, e a 18 crianças acompanhadas pelas respectivas mães.